Olhem só o que eu encontrei.. um dos textos mais pedidos pela Alexandra dos tempos em que "lambiamos" nutella do chão da cozinha.
Eu continuo a achar que aqueles foram tempos muito contorbados e que os devia apagar da memória, inclusivé estes textos. Mas vamos abrir uma excepção:
Hoje andei o dia todo a pensar no “Prometeu”!
Durante esta longa caminhada, concluí que tenho algumas dúvidas e certezas relativamente ao monumento e ao significado que ele tem para todos nós. Devo confessar que acabei, por mais remoto que possa parecer, por aprender alguma coisa com isso…
Saibam desde já que o titã Prometeu (cujo nome significa “o previdente”) é considerado um benfeitor da Humanidade. O que não deixa de ser irónico! Toda a vida nos disseram que um Homem de carácter, nada promete…, e tudo faz. É mais fácil concretizar sem expectativas de terceiros, evitando-se possíveis desilusões e é sem dúvida uma mais valia recebermos algo de bom de alguém que não se auto denomina de herói.
Este ser, terá salvo o Homem do dilúvio ou, até, criado o Homem com água e terra. É sobretudo, aquele que roubou o fogo a Zeus para dar aos Homens, espécie demasiadamente desprovida para poder sobreviver de outra forma. No meio de tanta fantasia há algo que encaixa… Afinal o benfeitor da Humanidade, que a todos ajudou teve um julgamento infeliz, onde nem o Superior interferiu na sentença final. Zeus acabou por castigá-lo ao amarrá-lo ao Cáucaso, onde, todas as noites, uma águia ia comer-lhe o fígado.
E perguntámos nós agora: Porquê pôr uma estátua do Prometeu em plena U.M.? É muito simples. Reparem no pormenor do fígado, e do impacto e importância que este têm nos estudantes. É fulcral. Aos poucos, i.e., todas as noites, alguma coisa nos vem tirar um bocado do nosso amado fígado. Não é propriamente um galináceo…. Mas….. sei lá, uma cervejinha, um martinizito, um ‘pneu’, uma mala partida por causa de uma panada… Meus amigos isto é terrível, os nossos dirigentes têm consciência do que nós andamos aqui a fazer!!!! E nada fazem para nos “ajudar”. O fogo, reparem bem no fogo… Esses cabrões sabem que nós cozinhamos no fogão!!! Sabem da crosta que penetra nos mesmos devido à tal intensidade do fogo… Sim, eles sabem que todos os dias pagamos bem caro pelo fogo. Ele é o gás das botijas.. ele é o gás dos isqueiros… ele é o GPL, enfim… todos os gazes fedorentos que suportamos todos os dias, paredes meias com o nosso quarto. J
Eu proponho uma revolta!
Afinal de contas o Prometeu não passou de um ladrão de fogo. Um gatuno. Se repararem bem, tudo isto se adapta à realidade de qualquer estudante, nós somos gamados todos os dias por gatunos… é no Sr. Manuel, é na D. Rosa, é no Gota; é nos parques, é no macaco; na padaria; na queima do Porto; no cortejo, etc, etc, etc. até os candeeiros nos roubam, isto é indecente. Digo mais, isto é iii moral.
Pensem bem neste assunto porque isto é extremamente sério! Com um símbolo daqueles à porta da Universidade, isto é, à entrada e à saída, nenhum de nós poderá dar um contributo benéfico à sociedade. É que passamos pelo menos 2 vezes por ele sempre q lá vamos. O 2 é par e múltiplo de 5 o que quer dizer que esta conta dá dez… ora se o zero não conta e o 1 (um) tem dois algarismos, isso quer dizer que teremos sempre o dois no meio dos maus agoiros. È por causa dele q por vezes as coisas nos correm menos bem. Tou certa disso. É os dois dos exames a contabilidade, os dois valores que nos tiraram para irmos a oral, são os dois malditos semestres, os 2 km pra ir ao gota, as duas enciclopédias do trabalho de E.P., enfim….
A folha tá a acabar e quero dormir! Se ainda tiveres a ler isto, pára!!!
Eu disse pára, tá?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
5 comments:
Ainda estou meio confuso com o texto... a insanidade reina em certas cabeças :-)
Mas por outro lado, não deixas de ter alguma razão em vários pontos.
Bom, voltando a coisas serias... depois de um post destes, so talvez lá p/ Maio ou _Junho é que voltas a escrever. Se contarmos os caracteres... tens aqui mais do que nos post todos dos ultimos 3 meses :-)
por outro lado, isto pode ser um sinal... que estas de volta aos textos e à partilha de insanidades :-)
beijo grd e bem vinda de volta.
Ainda o Prometeu... (vi na net e achei apropriado)
"A versão dos estudantes da Universidade do Minho
Contada por estudantes da Universidade do Minho, a lenda do Prometeu diz-nos que este foi aluno da mesma e andava sempre perdido de amores pelas raparigas da Universidade. Como castigo, alguém o prendeu em frente ao CP2. Todos os anos e para o resto da sua vida, por cada rapariga virgem que sair da Universidade do Minho, um pedaço do seu corpo irá cair...
Está à vista de todos, que o Prometeu ainda se encontra lá intacto."
:-)
Obrigada, Micas, por satisfazeres o meu pedido...andava numa ânsia que não me aguentava ;)
É bom relembrar velhos tempos...ainda me lembro de chegar a casa às tantas da noite e de ter este "belo" texto em cima da minha cama ;)...já nesta altura tinhas um talento escondido :)
beijoca enorme
Passei por aqui e pensei: um blog verde. Só leio blogs pretos. Mas a música agradou… E então, já mesmo no final desta, e quando estava prestes a desligar pensei: vamos lá ler isto. Para além da lição de mitologia, ri à gargalhada com aquilo que escreveste. E só parei com a tua ordem: “Eu disse pára, tá?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”
Post a Comment