Wednesday, January 28, 2009

Ano do Búfalo

Segundo a cultura Chinesa este é o Ano do Búfalo. A passagem para este novo ano celebra-se de 25 para 26 de Janeiro, o que quer dizer que já estamos em plena Búfalada!

Os signos chineses, como são conhecidos, surgiram segundo uma lenda, em que Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa para cada um dos presentes. Apenas 12 animais compareceram e o prémio que receberam foi um ano, de acordo com a sua ordem de chegada, que é a seguinte: Rato, Búfalo, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Galo, Macaco, Cão e Porco.
De acordo com esta lenda, descrita num livro budista, os animais juraram a Buda que estariam sempre pregando e convertendo os humanos durante um dia e uma noite, enquanto os outros onze animais estão a praticar boas acções. O Rato inicia estas jornadas e o Porco encerra-as, num ciclo que se renova com o Rato a retomar o trabalho.

Mas afinal quem sou EU?





Eu sou a força estabilizadora que perpetua o ciclo da vida. Eu estou imóvel contrário ao teste do adversário, resoluto e intocável. Eu procuro a integridade, carregar os fardos da Justiça. Eu alinho pelas leis da natureza - pacientemente a empurrar a roda do destino. Assim, eu traçarei o meu destino.
Nascido em 1913, 25, 37, 49, 61, 73, 85, 97, 09 - EU SOU O BOI




Eu sou o paradoxo delicioso. Todo o mundo é o meu estágio. Eu ajustei fugas novas; Eu procuro o difícil, e tento o que ninguém jamais tentou. Eu danço à música da vida no abandono gay. Vinde comigo aos passeios de carrossel. Vejam as cores inumeráveis e as luzes cintilando. Todos me elogiam e invejam a minha maneira de estar .
Nascido em 1914, 26, 38, 50, 62, 74, 86, 98, 10 - EU SOU O TIGRE




Eu estou no auge com o pulso do universo. Em meus aposentos calmo e sozinho eu ouço as melodias da alma. Eu flutuo acima do decente e da deterioração do lugar comum. Eu conformo-me de forma subtil. Eu dou cor às minhas palavras em tons delicados de pastel . Eu estímulo a harmonia e a paz interna.
Nascido em 1915, 27, 39, 51, 63, 75, 87, 99, 11 - EU SOU O COELHO




Eu sou um fogo que não se apaga, o centro de toda a energia, o coração heróico e robusto. Eu sou a verdade e ilumino-me, eu prendo o poder e a gloria no meu eu. A minha presença dispersa todas as nuvens escuras. Eu fui o escolhido para domesticar os destinos.
Nascido em 1916, 28, 40, 52, 64, 76, 88, 00 - EU SOU O DRAGÃO




Minha é a sabedoria das idades. Eu prendo a chave aos mistérios da vida. Moldando as minhas sementes na terra fértil eu nutro os outros com determinação e finalidade. Minhas visões são fixas. O meu olhar inalterável. Silencioso, despercebido eu avanço de forma profunda e constante, destranco o portão, a terra contínua abaixo de mim.
Nascido em 1917, 29, 41, 53, 65, 77, 89, 01 - EU SOU A SERPENTE




Eu sou o caleidoscópio da mente. Eu dou a luz, a cor e o movimento perpetual. Eu penso, sou movido pela fluidez eléctrica. Eu proporciono trajectos virgens directos e desimpedidos. Meu espírito é conquistador - minha alma será para sempre livre.
Nascido em 1918, 30, 42, 54, 66, 78, 90, 02 - EU SOU O CAVALO




Eu sou a criança especial da natureza. Eu confio e sou recompensado pela confiança. A fortuna sorri em cima do meu caminho. Todas as coisas florescem na gentileza do meu amor. Eu tento encontrar a beleza em tudo e por detrás de tudo. Eu estou cheia de graça na feira mais cara.
Nascido em 1919, 31, 43, 55, 67, 79, 91, 03 - EU SOU A CABRA




Eu sou o viajante sazonal do labirinto. O génio do alacrity, feiticeiro do impossível. O meu brilho é contudo ofuscante pela sua originalidade. O meu coração está cheio de magia. Eu possuo o prazer, está todo reunido em mim.
Nascido em 1920, 32, 44, 56, 68, 80, 92, 04 - EU SOU O MACACO




Eu prospero pelas horas de trabalho e pela precisão. No meu desejo para a perfeição todas as coisas serão restauradas e o seu lugar será o apropriado. Eu sou o mestre exigente. O administrador sempre atento. Eu procuro a ordem perfeita no meu mundo. Eu represento a dedicação infalível.
Nascido em 1921, 33, 45, 57, 69, 81, 93, 05 - EU SOU O GALO




As tensões marciais chamaram-me para ouvir os seus lamentos e a sua dor. Eu sou o protector da justiça; Igualdade - é o meu único amigo. A minha visão nunca pode ser destorcida pela cobardia, e a minha alma nunca será acorrentada. A vida sem honra é uma vida em vão.
Nascido em 1922, 34, 46, 58, 70, 82, 94, 06 - EU SOU O CÃO




De todas as crianças de Deus sou eu que tenho o coração mais puro. Com inocência e fé, eu ando na luz protectora do amor. Dou-me e entrego-me livremente pois só assim serei o mais rico e duas vezes mais abençoado. Ligado a toda a humanidade pela amizade comum, a minha boa vontade é universal e não conhece nenhum limite.
Nascido em 1923, 35, 47, 59, 71, 83, 95, 07 - EU SOU O PORCO


Os movimentos a que o nativo de cada signo está associado (Madeira, Fogo, Terra, Metal, Água), dão-lhe características particulares. Este ano do Búfalo será um ano Terra, o que dá aos nativos deste ano uma idiossincrasia ainda mais vincada a nível do seu espírito prático.

O Metal transmite as características de fácil decisão e coragem; os nativos Água são pessoas muito sensíveis e perceptivas; a Madeira torna os indivíduos particularmente filosóficos; quem nasce sob influência de Fogo são pessoas emocionalmente instáveis, mas com grandes capacidades de liderança; a Terra transmite um grande sentido prático e um pouco de passividade.

Segundo os entendidos, e neste caso refiro-me concretamente ao Dr. Pedro Choi, famoso chinoca com vocação para a Medicina Chinesa e áreas afins, o ano do Búfalo é tido como um período em que o peso das responsabilidades vai ser sentido, pois o sucesso só será obtido com esforços conscientes e depois de se ultrapassarem os contratempos e obstáculos que o ano do Búfalo costuma acarretar. No entanto, é um excelente período para nos dedicarmos à nossa casa e a tudo o que está relacionado com a vida doméstica.

Este ano deverá ser passado a semear aquilo que só mais tarde poderemos colher, pois sem cultivar os nossos objectivos nunca iremos obter frutos. A influência do signo do Búfalo é a de impulsionar-nos neste processo, não podemos esquecer que o búfalo foi durante séculos o ‘arado’ dos campos chineses, trabalhando na agricultura de forma incansável. De qualquer modo, ainda que obtida de forma difícil, a recompensa chegará.

No comments: